icon_face_branco.png

NAS FÉRIAS ABERTO TODOS OS DIAS PARA:  PASSEIO - BRUNCH - AVENTURAS                 

trip3.png
icone-instagram-alltak-adesivos.png
icone-email-branco-png-4.png

NÃO ACEITAMOS PET

roco 3 png.png

Educação Ambiental

O projeto de Educação Ambiental Vagafogo é voltado para escolas, faculdades e grupos específicos, tendo como objetivo demonstrar aos participantes a relação de interdependência  do ser humano com a natureza e a importância de sua proteção, manutenção e preservação, tanto no âmbito local quanto global.

 

A atividade principal do projeto é realizada nas trilhas, o que promove interpretação e compreensão sobre flora, fauna, recursos naturais e sustentabilidade.

Objetivo do Projeto:

O Projeto de Educação Ambiental Vagafogo contempla a conscientização do meio ambiente como um todo, mas 4  fatores se destacam no processo interpretativo e interdisciplinar:

1- Floresta primária, Floresta clímax ou Mata virgem: é uma floresta antiga que nunca sofreu perturbações significativas nem foi explorada ou influenciada direta ou indiretamente pelo ser humano. As características incluem a diversidade entre as árvores que servem como habitat de inúmera espécies de vida selvagem.

 

 2-Mata ciliar: abrangendo a maior parte do Santuário, conta com belos jequitibás, angicos,  paus-dóleo e os jatobás,  destacando-se por seu porte e beleza  o jatobá "Mãe da Floresta"  com aproximadamente 300 anos e que dá nome a uma das trilhas interpretativas  A mata, sempre verde, possui mais de 50 espécies lenhosas identificadas e uma significativa flora epífita (plantas que vivem sobre outras plantas), com 23 espécies de orquídeas, bromélias,e musgos. De vital importância a saúde do meio ambiente a mata ciliar em seu estado natural preservado no Santuário evidencia sua importância em todo processo harmônico da natureza, desde a base de formação dos recursos hídricos a sustentação da flora e fauna.

 

3-Bioma Cerrado:  a flora do cerrado também bastante diversificada no Santuário conta com varias espécies frutíferas como::o pequizeiro, o araticum, o cajuí, a cagaita e a mangaba. Ainda belos em sua floração são a sucupira-roxa, o pau-santo e os efêmeros, mas deslumbrantes, ipês-amarelos, cuja floração indica o final do período da seca no cerrado.

Tendo em vista a atual fragilidade e ameaça do bioma cerrado diante do crescimento urbano e agropecuário o projeto aborda a vital importância da preservação desse patrimônio que abriga as nascentes de 3 das maiores bacias hidrográficas do Brasil, sendo ainda detentor da maior diversidade florística do planeta e a maior farmácia natural do mundo. 

 

4-Sustentabilidade: o Santuário Vagafogo é reconhecido como um dois mais importantes projetos de sustentabilidade de sucesso no Brasil, ao todo são 75 produtos com origem da fazenda, tendo 45 itens oferecidos em seu Brunch. 

A elaboração dos produtos e as atividades desenvolvidas na Vagafogo tem por principio a utilização de maneira racional e econômica dos bens que a natureza oferece. O projeto de Educação Ambiental possibilita ao participante compreender toda essa cadeira e adequá-la em seu dia a dia com a utilização respeitosa dos recursos naturais.

 *Na abordagem de sustentabilidade e abordados ainda a importância do correto descarte de resíduos orgânicos e inorgânicos.                                                

O Projeto de Educação Ambiental Vagafogo é uma experiência que sensibiliza e promove a todos um novo olhar em relação ao meio ambiente. 

Valores

O valor individual por criança de grupo escolar......  R$ 25,00

  • PASSEIO NA TRILHA

  • GUIA

  • PALESTRA

  • 2 TIPOS DE SUCO

 Ligue e agende sua escola ou seu grupo para essa inesquecível vivência:

 

     (62) 3335 8515 ou  (62) 99222 5471