icon_face_branco.png

NAS FÉRIAS ABERTO TODOS OS DIAS PARA:  PASSEIO - BRUNCH - AVENTURAS                 

trip3.png
icone-instagram-alltak-adesivos.png
icone-email-branco-png-4.png

NÃO ACEITAMOS PET

roco 3 png.png

O Santuário 

Em 1975, Evandro Ayer e Catarina Schiffer buscando um local para desenvolverem atividades junto a natureza compram a fazenda Vagafogo.

Percebendo a riqueza do local onde a vegetação do cerrado cede espaço para uma exuberante mata ciliar primaria toda margeada pelo rio Vagafogo, iniciam a abertura de trilhas adotando metas de preservação e sustentabilidade. Com caminhos bem cuidados dentro da mata conduzindo a piscina natural e pequena cachoeira o local passou a ser atrativo para os filhos Uirá  e Maíra e amigos.

 

Nos anos 90 com o turismo crescente em Pirenópolis a FUNATURA - Fundação Pró-Natueza  propõe aos proprietários que o local seja transformado em uma RPPN- Reserva Particular do Patrimônio Natural o que viabilizaria  recursos necessários para manutenção e  preservação do local.

Após ser realizado o Plano de Manejo foi registrada a RPPN- Reserva Particular do Patrimônio Natural em uma área de quase 30% da propriedade, titularizando o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo como a primeira reserva do estado de Goiás e a primeira de uma rede de reservas que a FUNATURA iria iniciar.

 

Atestado o grande potencial do local a WWF- World Wildlife Fund (Fundo Mundial da Natureza) tendo como presidente o Príncipe Phillip, fornece recursos para a construção do Centro de Visitantes e a Fundação O Boticário de Proteção a Natureza implementa o mesmo com  utensílios necessários. Estas parcerias também auxiliaram  na construção da Trilha Interpretativa Mãe-da-Floresta.

 

Assim em 19 de março de 1992, a Fazenda foi aberta para visitação com a  ilustre presença do Príncipe Phillip da Inglaterra, país que apoiou o projeto através de sua embaixada.

Atualmente o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo é auto-sustentável, oferecendo diversos programas de turismo, educação ambiental  e na elaboração de produtos do cerrado  em  surpreendentes iguarias. Ainda por seu rico e diversificado potencial o Plano de Manejo foi incrementado revelando nova lista de espécies.